Alemanha recomenda 3ª dose para todos os adultos em meio a 4ª onda de Covid

Folha de São Paulo – 8h2218.nov

O comitê consultivo de vacinas da Alemanha, conhecido como Stiko, recomendou nesta quinta-feira (18) a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas com mais de 18 anos.

A medida responde à nova onda da pandemia no país, que assistiu ao número de novos casos da doença bater recorde nesta quarta (17). A primeira-ministra Angela Merkel descreveu a situação como “dramática”.

As doses de reforço devem ser administradas com uma vacina de RNA mensageiro (mRNA), como são as da Pfizer e da Moderna, e somente seis meses após ter sido tomada a segunda dose, detalhou o comitê. Ainda segundo o colegiado, uma redução do intervalo para cinco meses pode ser considerada em casos individuais.

Também nesta quinta, o Bundestag (Câmara dos Deputados alemã) deve votar novas propostas de medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus. O país ultrapassou a marca de 60 mil novos casos diários pela primeira vez desde o início da pandemia.

O número, já preocupante, é considerado subnotificado por especialistas. Lothar Wieler, chefe do Instituto Robert Koch, voltado para o controle de doenças no país, afirmou que a situação da pandemia nunca foi tão séria como agora e que o número real de casos deve ser o dobrou ou mesmo o triplo do que é registrado oficialmente, segundo informações da emissora alemã Deutsche Welle.

Pouco mais de 67% da população do país está com esquema vacinal completo, e, desde o início da crise sanitária, 98,5 mil mortes por Covid foram registradas. (Reuters)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *