Na CantuStore, o iFood dos pneus e maior peso tributário

Companhia monoproduto fatura R$ 3,5 bi, sendo 60% com marca própria

Valor Econômico – Por Maria Luíza Filgueiras — São Paulo – 10/09/2024 13h39

O avanço em venda direta ao consumidor e a entrada em serviços estão turbinando as vendas de pneus da CantuStore, principalmente de marca própria – que era zero há três anos e hoje responde por 60% da receita da companhia, na casa de R$ 3,5 bilhões este ano.

O e-commerce PneuStore, iniciado em 2012, representa 40% do faturamento da companhia. Incipiente, e mais complexa, conta Beto Cantu, fundador da companhia, é a entrada em serviços. O mercado endereçável aumenta em ao menos R$ 10 bilhões no país com atendimento, mas principalmente melhora o NPS da companhia e a recorrência de compra das marcas da casa, diz Cantu.

“O marketplace hoje tem 4 mil pontos de venda.  O consumidor fecha com a gente e nós remuneramos a loja, como um iFood do pneu. O crescimento é de mais de 300% mas sobre uma base muito pequena. Em cinco anos isso deve fazer diferença em receita e rentabilidade”, avalia.

A companhia já detém o maior fluxo em e-commerce automotivo no país. “Temos investido mais em branding, o que ajuda no tráfego. Nossas marcas são mais buscadas que Bridgestone, Continental e Goodyear. Só perdemos para PIrelli e Michelin, mas não sabemos quanto da busca é por Fórmula 1, no caso de uma, e restaurantes, no caso da outra”, diz Cantu.

A companhia é dona das marcas Itaro, SpeedMax e Gripmaster.

A CantuStore tem mantido margem Ebitda de 11,5%, mas o mercado ficou ainda mais competitivo no último ano, com entrada relevante de produtos asiáticos. A disputa de preço no segmento calhou justamente com o momento de aumento de carga tributária – que já bateu em quase 4 pontos percentuais em relação à receita líquida nos últimos 18 meses, diz Cantu. “Vimos impacto de medidas de aumento de tributos federais e estaduais, desde aumento de tarifa na importação de pneu de caminhão a ICMS e retiradas de créditos de subvenção.”

 

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