Campanha retira 2 mil pneus da Baía de Guanabara para reciclagem

Foco principal do projeto é limpar os oceanos, um resíduo de cada vez, em parceria com pescadores e empresas interessadas em investir em responsabilidade social e ambiental

O projeto Pescando Resíduos iniciou uma ação especial para a retirada de pneus da Baía de Guanabara, especialmente no entorno da Ilha do Governador. O objetivo é aumentar a reciclagem de pneus, que frequentemente são descartados de maneira inadequada e se acumulam em áreas de mangue, formando “ilhas de lixo” com os pneus amontoando plásticos e outros resíduos.

Durante os próximos dois meses, a expectativa é coletar cerca de 2.000 pneus, ou aproximadamente 100 pneus por dia, que serão destinados à reciclagem e utilizados para geração de energia em processos industriais.

Os pneus descartados na baía representam um problema ambiental significativo. Eles podem levar centenas de anos para se decompor, e servem como criadouros de mosquitos e outros vetores de doenças, além de prejudicar a vida marinha e a paisagem natural.

O foco principal do projeto é limpar os oceanos, um resíduo de cada vez, em parceria com pescadores e empresas interessadas em investir em responsabilidade social e ambiental. Com um modelo pronto para gerar métricas de ESG, responsabilidade social corporativa (CSR) e alinhado com as normas de logística reversa, a iniciativa oferece uma oportunidade significativa para produtores coletarem materiais específicos que acabam suas vidas no oceano, como pneus, sandálias, eletrodomésticos, estofados, entre outros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *