Vendas no varejo caem 1% em junho com retração nos supermercados

Setor tem queda na comparação mensal, mas alta de 4% em relação ao mesmo mês de 2023

Rodrigo Viga Gaier – Rio de Janeiro | Reuters

As vendas no varejo brasileiro recuaram mais do que o esperado em junho na comparação com maio, após cinco meses de alta, sob o impacto de uma retração no comércio de hiper e supermercados, mostraram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (14).

A queda foi de 1% na comparação com o mês anterior, em dado livre de efeitos sazonais, na maior queda desde dezembro de 2022, quando houve redução de 1,3%. Frente a junho do ano passado, as vendas cresceram 4%. O desempenho veio abaixo do estimado por economistas em pesquisa da Reuters, de baixa de 0,2% na comparação mensal e avanço de 5,5% sobre um ano antes.

A imagem mostra uma pessoa empurrando um carrinho de compras em um supermercado. A pessoa está vestindo uma camiseta verde e shorts claros, com sapatos pretos. Ao fundo, prateleiras repletas de produtos alimentícios estão visíveis. No primeiro plano, há uma prateleira com pacotes azuis de um produto, possivelmente biscoitos.
Vendas no supermercados caem e puxam queda no varejo em junho – Folhapress/Zanone Fraissat

O IBGE ainda revisou a alta de maio para um crescimento de 0,9%, ante 1,2% informado há um mês.

As vendas de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo —grupo que concentra a maior parte da atividade do comércio— caíram 2,1% em junho sobre maio. Considerando apenas as vendas de super e hipermercados, a queda foi de 2,7%.

Entre os destaques de alta em junho, estão as vendas de móveis e eletrodomésticos (+2,6%), equipamento e material para escritório, informática e comunicação (+1,2%)e combustíveis e lubrificantes (+0,6%).

No semestre, o volume de vendas acumulou alta de 5,2% sobre o mesmo período de 2023. Em 12 meses, a alta foi de 3,6%.

No chamado comércio varejista ampliado, que inclui veículos motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve aumento de 0,4% nas vendas em junho sobre maio, na série com ajuste sazonal.

No total, 20 unidades da federação tiveram queda nas vendas em maio.

Em nota, o diretor de pesquisa macroeconômica para América Latina do Goldman Sachs, Alberto Ramos, disse esperar que o varejo siga sendo beneficiado à frente pelas transferências do governo às famílias de baixa renda, pela expansão da renda e pelo crédito, mesmo em um cenário de juros altos e níveis elevados de endividamento das família

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *