Indústria de pneus sente o desafio dos carros elétricos; entenda o problema das marcas

Modelos a bateria fazem as empresas do setor de pneus investirem mais em pesquisa e desenvolvimento.

Os fabricantes de pneus são um exemplo de setor que tem precisado se adaptar a esses novos modelos a bateria. Isso se deve ao fato de os pneus de automóveis elétricos precisarem ser construídos para suportar mais peso, além de outras particularidades.

A mais recente polêmica a respeito desse assunto envolve o BYD Dolphin Mini, que acaba de ser lançado por aqui na versão de cinco lugares. O problema é que o compacto chinês, campeão de vendas no país, tem pneus cujas medidas ainda não existiam no mercado nacional, ou seja, não havia peças de reposição para os compradores.

O caso da BYD é apenas um exemplo dos desafios com os quais a indústria de componentes precisa lidar desde o lançamento de novos elétricos por aqui. Além das fabricantes, as empresas que comercializam o produto também têm se atualizado.

 

 

Foto: Shutterstock

Desafios dos elétricos para o setor de pneus

Segundo Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovadoras da Pirelli, a produção de pneus de qualidade para automóveis eletrificados tem como principal desafio o alto investimento em pesquisa e desenvolvimento. Ele explica que o peso maior, resultado da presença de baterias, é uma das particularidades.

“Um pneu de carro elétrico deve possuir baixa resistência ao rolamento, para que necessite de menos energia para rolar na estrada. Consequentemente, o consumo energético será menor e o alcance quilométrico das baterias será maior”, diz.

Além disso, a força enviada quando o motorista pisa no acelerador do carro é diferente.

“Com o maior torque instantâneo, os pneus precisam transferir toda essa força para a área de contato com o solo, sem perder tração”, detalha Falkestein.

O ruído produzido pelos pneus também é uma grande preocupação para os veículos elétricos. Como os carros são mais silenciosos, os pneus precisam ser menos ruidosos também, complementa.

Para lidar com o novo cenário, a Pirelli criou produtos específicos para carros elétricos e híbridos, a linha Elect, que “atende a essas necessidades específicas, contando, evidentemente, com os mais altos padrões de tecnologia, segurança e desempenho da Pirelli”.

 

Outras empresas do setor apontam desafios semelhantes e apostam em tecnologias, como novos sistemas de sulcos e ranhuras. Elas também preparam para o aumento da demanda e querem evitar que o fornecimento de pneus de reposição tenha um gargalo que possa prejudicar a venda de eletrificados.

 

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