Setor de pneus alerta para alta nos preços
Multinacionais solicitaram aumento de 120% nas taxações de importações; entenda
O setor de pneus alerta para uma alta nos preços. Com representação da Associação Nacional da Indústria de Pneus (Anip), as multinacionais solicitaram à Câmara de Comércio Exterior (Comex) um aumento de 120% nas taxações de importações. Com isso, a alíquota do imposto para pneus de automóveis e de carga subiria de 16% para 35%.
A iniciativa foi tomada após um período de queda nos preços no setor. Em 2023, o valor do pneu caiu 7,75%, conforme o IPCA (Índice de preços ao consumidor). Para a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), o resultado do pedido pode ter o efeito contrário do esperado. É o que explica o presidente da entidade, Ricardo Alípio.
As importações de pneus aumentaram depois da retomada econômica motivada pelo fim da pandemia de Covid-19. Nesse momento, a iniciativa ajudou a suprir a demanda brasileira, que estava com dificuldades na capacidade produtiva.
A associação argumenta que, no ano passado 63,4% do transporte de cargas no Brasil ocorreu por caminhões e quase 100% da distribuição de mercadorias é feita sobre pneus. Para Ricardo, o Brasil precisa de investimento e modernização.
Entre janeiro e abril deste ano, a indústria brasileira comercializou mais de 16 milhões de unidades de pneus.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!