Novidades

Oct22

Balança comercial de pneus é superavitária desde 2008

A indústria nacional é hoje a maior importadora de pneus do mercado, reajusta preços acima da inflação e quer sobretaxar a importação de produtos oriundos da África do Sul, Rússia, Coreia do Sul, Taiwan, Japão e Tailândia.

Oct16

Pneu, o grande vilão do frete e da inflação

O Departamento de Economia da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (ABIDIP), chama a atenção para um item de peso nessa discussão, e que é totalmente desconhecido da sociedade, mas tem forte impacto no aumento dos preços de toda a economia: o pneu.

Sep23

A construção de um novo oligopólio no Brasil

Decisão futura a ser tomada pelo governo pode criar um novo oligopólio na economia brasileira, pulverizando toda e qualquer concorrência e deixando a sociedade nas mãos de um pequeno grupo de empresas multinacionais.

Sep01

Reciclagem de pneus da ABIDIP atinge índice de 98%, mas a meta é 100% até o final de 2014

O diretor-presidente da ABIDIP, Milton Favaro Junior, acredita que daqui alguns anos o pneu se tornará aquilo que o alumínio representa nos dias de hoje: um material raro e com aplicações diretas em diversas atividades. Por isso, é importante uma conscientização geral para a reciclagem desse produto, como o índice obtido pela ABIDIP.

Aug12

ABIDIP critica onda protecionista contra os pneus importados

Em seminário sobre a política de comércio exterior do Brasil, promovido pela Aduaneiras-Uno Trade, diretor-presidente da ABIDIP aponta as incoerências existentes entre o que a indústria produtora de pneus diz e o que efetivamente faz.

Jul31

Importador atinge índice de 98% na reciclagem de pneus

Marca foi atingida pelos 65 importadores independentes associados da ABIDIP que programam atingir 100% das metas traçadas com o IBAMA até o fim do ano

Jul03

Receita oferece Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações

Por meio deste simulador pode-se obter a informação relativa ao tratamento tributário e administrativo a que está sujeita a importação de uma determinada mercadoria, no momento em que a consulta é formulada.

Jun27

São Paulo muda RICMS para empresas do setor de pneumáticos

Para determinação da base de cálculo, em caso de inexistência do preço final ao consumidor fixado por autoridade competente, ou do preço final a consumidor sugerido pelo fabricante ou importador, o percentual de margem de valor agregado será o Índice de Valor Adicionado Setorial IVA-ST, calculado e divulgado pela Secretaria da Fazenda.

Jun27

Novo manual de trânsito aduaneiro já está disponível na internet

O transportador e demais beneficiários do regime aduaneiro especial de Trânsito Aduaneiro já podem contar com o novo manual orientativo no sítio da Receita Federal na Internet.

Jun18

Secex prorroga antidumping para pneus da China (Circular nº 32)

A Secretaria de Comércio Exterior decidiu pela necessidade de prorrogação do prazo de aplicação do direito antidumping sobre as importações brasileiras de pneus novos radiais para ônibus ou caminhão, aros 20'', 22'' e 22,5'', comumente classificadas no item 4011.20.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, originárias da República Popular da China.

Jun18

STJ isenta do IPI revenda de mercadoria por importador

Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) libera importadores de pagar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na comercialização de mercadorias importadas. 

Jun05

Informe Siscomex sobre NCM de pneus para importação

A partir de 21/07/2014 haverá alteração no tratamento administrativo das seguintes NCM de pneumáticos em relação à anuência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

May29

Governo prorroga dumping de pneus de caminhão e ônibus

A Secretaria de Comércio Exterior prorrogou por mais seis meses – válidos  a partir de 10 de junho de 2014 -, o prazo de encerramento da investigação por dumping das importações de pneus para caminhões e ônibus – nas medidas/aros 20”, 22” e 22,5” – oriundos da Coréia do Sul, Tailândia, África do Sul, Federação Russa, Taipé Chinês e Japão.

May08

Exportações de trading companies permanecem estáveis no trimestre

As importações brasileiras do setor totalizaram, de janeiro a março, US$ 1,016 bilhão (crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior)

May08

ANIP aponta dados falsos sobre a importação de pneus no Brasil

Entidade que defende os interesses da indústria diz que a importação de pneus industriais cresceu 72,8% no 1º trimestre. A verdade é que as importações dos pneus que podem ser classificados como industriais caiu quase 180%.