Novidades

Feb09

Importação de pneus de carga fecha 2016 com o pior resultado dos últimos 12 anos

Importação de pneus de carga fecha 2016 com o pior resultado dos últimos 12 anos

Crise econômica, volatilidade cambial, baixa demanda interna e efeitos das barreiras protecionistas contra importações de países asiáticos geram o maior superávit comercial do setor desde 2008.

Feb09

Crise interna e barreira protecionista garantem à indústria o melhor resultado para as exportações de pneus de passeio desde 2013

Crise interna e barreira protecionista garantem à indústria o melhor resultado para as exportações de pneus de passeio desde 2013

As exportações cresceram 12,6% e as importações caíram 18,4%. Todos os países abrangidos por sobretaxa antidumping apresentaram em 2016 o mais baixo volume de importações desde 2011.

Dec14

Superávit comercial de pneus de passeio, comerciais leves e SUVs cresce 2.232,48% em 2016

Superávit comercial de pneus de passeio, comerciais leves e SUVs cresce 2.232,48% em 2016

A indústria brasileira de pneus tem este ano o melhor resultado da balança comercial do setor, naquele que representa o maior e principal segmento do mercado nacional: o de pneus de passeio, comerciais leves e SUVs.

Dec13

Importação de pneus cai 33,6% e superávit comercial cresce 401%

Importação de pneus cai 33,6% e superávit comercial cresce 401%

Enquanto as importações são as menores dos últimos seis anos, as exportações crescem 99,5% para o Japão e 32% para os EUA, com o superávit comercial atingindo o maior valor histórico do setor, de US$ 414,8 milhões.  

Nov10

Brasil é o 4º mercado automotivo global a adotar a etiquetagem de pneus

Brasil é o 4º mercado automotivo global a adotar a etiquetagem de pneus

Só Japão, Europa e Coréia do Sul contam com o sistema que hoje influencia a decisão de compra de 71% dos consumidores do Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Polônia.

Oct26

Importação de pneus de carga cai 64% e tem pior resultado em 10 anos

Importação de pneus de carga cai 64% e tem pior resultado em 10 anos

Enquanto as importações apresentam o menor resultado desde 2006, as exportações em alta geraram o segundo maior superávit comercial no período, de US$ 204 milhões.


Jul27

Pneus velhos transformam pavimentação de ruas e estradas brasileiras e ajudam ABIDIP a atingir 100% da meta de destinação definida pelo IBAMA

Em parceria com diversas recicladoras no Brasil, dentre elas a Strasse Reciclagem  e Greca Asfaltos, as 45 empresas associadas à ABIDIP dão destinação ambientalmente correta através de projetos inovadores que utilizam pneus inservíveis como asfalto - que utiliza pó fabricado com pneus velhos - e atingem meta de reciclagem exigida pelo governo.

Mar02

O caos no transporte brasileiro e a crônica de uma crise anunciada

A ABIDIP vem alertando a sociedade para a forma  com o qual o governo vem tratando a importação de pneus no Brasil, dando espaço para a criação de um oligopólio, cujo reflexo é o aumento de preços.

Dec17

Minas Gerais vai usar asfalto ecológico para suprir malha rodoviária

Com 269 mil Km de estradas e ruas, Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do País, sendo 9.724 Km sem pavimentação. Através de projeto conjunto entre a STRASSE e a ABIDIP, o governo local vai transformar pneus inservíveis em asfalto ecológico para pavimentação, uma solução mais segura e 40% mais duradoura que o asfalto comum.

Nov10

ABIDIP alerta: os preços dos pneus vão subir e os fretes também

Reajustes futuros devem ser esperados por transportadores e frotistas. O motivo se deve ao desejo da indústria nacional em sobretaxar as importações de pneus oriundos de seis países, fora a China.

Oct22

Balança comercial de pneus é superavitária desde 2008

A indústria nacional é hoje a maior importadora de pneus do mercado, reajusta preços acima da inflação e quer sobretaxar a importação de produtos oriundos da África do Sul, Rússia, Coreia do Sul, Taiwan, Japão e Tailândia.

Oct16

Pneu, o grande vilão do frete e da inflação

O Departamento de Economia da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (ABIDIP), chama a atenção para um item de peso nessa discussão, e que é totalmente desconhecido da sociedade, mas tem forte impacto no aumento dos preços de toda a economia: o pneu.

Sep23

A construção de um novo oligopólio no Brasil

Decisão futura a ser tomada pelo governo pode criar um novo oligopólio na economia brasileira, pulverizando toda e qualquer concorrência e deixando a sociedade nas mãos de um pequeno grupo de empresas multinacionais.

Sep01

Reciclagem de pneus da ABIDIP atinge índice de 98%, mas a meta é 100% até o final de 2014

O diretor-presidente da ABIDIP, Milton Favaro Junior, acredita que daqui alguns anos o pneu se tornará aquilo que o alumínio representa nos dias de hoje: um material raro e com aplicações diretas em diversas atividades. Por isso, é importante uma conscientização geral para a reciclagem desse produto, como o índice obtido pela ABIDIP.

Aug12

ABIDIP critica onda protecionista contra os pneus importados

Em seminário sobre a política de comércio exterior do Brasil, promovido pela Aduaneiras-Uno Trade, diretor-presidente da ABIDIP aponta as incoerências existentes entre o que a indústria produtora de pneus diz e o que efetivamente faz.