Minério de ferro sobe com BC da China sinalizando mais suporte

Minerador segura pedra de minério de ferro na Austrália

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – O minério de ferro na bolsa de Dalian saltou mais de 4% nesta quarta-feira, puxando a alta dos contratos futuros de ferrosos na China, maior produtora mundial de aço, após três sessões de perdas, depois que o banco central do país sinalizou medidas adicionais para estabilizar a economia.

O contrato mais ativo do minério de ferro para entrega em maio na bolsa de Dalian encerrou as negociações diurnas em alta de 4,3%, a 735 iuanes (115,79 dólares) a tonelada, depois de atingir 741,50 iuanes no início da sessão, valor mais alto desde 13 de janeiro.

A China “deveria introduzir mais políticas que conduzam à estabilidade” e “avançar na curva do mercado”, disse o vice-governador do banco central Liu Guoqiang na terça-feira, depois que o Banco Popular da China cortou inesperadamente os custos de empréstimos de médio prazo pela primeira vez desde abril de 2020.

Expectativas de mais medidas pró-crescimento na China, à medida que as pressões econômicas baixistas persistem, estão aumentando as esperanças de uma recuperação na demanda por metais, disseram analistas.

“Resta ver a rapidez com que essas medidas se aplicam ao mercado chinês. No entanto, achamos que a demanda pode superar as expectativas do mercado, principalmente se o setor imobiliário, que é o motor tradicional da demanda, mostrar sinais de recuperação este ano”, disse Wenyu Yao, estrategista sênior de commodities do ING.

As preocupações relacionadas à oferta também impulsionaram o suporte aos preços do minério de ferro, depois que o BHP Group alertou sobre possíveis interrupções na Austrália devido ao aumento dos casos de Covid-19.

O minério de ferro spot com teor de 62% para entrega à China subiu 4,0 dólares, a 132 dólares a tonelada nesta quarta-feira, segundo a consultoria SteelHome.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *