Indústria alemã piora perspectiva para 2022 devido à Guerra da Ucrânia e lockdowns na China

Folha de São Paulo – 30 de maio de 2022 – Michaela Rehle – 8.abr.2019/Reuters

A indústria alemã está se preparando para um 2022 mais difícil, conforme os lockdowns na China e a Guerra da Ucrânia agravam os problemas contínuos da cadeia de abastecimento, levando duas associações a piorar suas previsões para o ano.

A associação de engenharia VDMA cortou sua perspectiva de crescimento da produção de máquinas pela segunda vez nesta segunda-feira (30). Agora, ela espera que a produção de máquinas industriais com o selo “Fabricado na Alemanha” cresça 1% este ano, após já ter reduzido sua previsão de 7% para 4% há dois meses.

No ano passado, a produção cresceu 6,4%.

A associação da indústria BDI, por sua vez, disse que agora espera que as exportações cresçam apenas 2,5% neste ano, após prever aumento de 4% em janeiro.

Feira de construção em Munique, Alemanha
As previsões mais baixas ocorrem apesar de muitas empresas terem vários pedidos acumulados, pois enfrentam dificuldades para atendê-los: uma pesquisa do instituto Ifo mostrou que 77,2% das empresas reclamaram de gargalos e problemas na aquisição de bens intermediários e matérias-primas.

Uma em cada duas empresas afetadas pela escassez de materiais disse que os lockdowns na China tornaram a situação ainda pior do que antes, mostrou a pesquisa da IFO, publicada nesta segunda-feira.

Já o presidente da VDMA, Karl Haeusgen, disse em comunicado que, antes da invasão da Ucrânia, 80% das empresas descreviam suas perspectivas de negócios na Rússia como boas ou satisfatórias. Agora, 75% esperam deterioração nos próximos seis meses ou querem abandonar a Rússia completamente.

(Reuters)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *