Bolsa opera em alta em dia de divulgação de PIB negativo

Folha de São Paulo – 11h40 – 1.set

Após uma abertura de pregão em queda, a Bolsa de Valores brasileira operava com alta de 0,35%, a 119.192 pontos, às 11h28 desta quarta-feira (1º). O dólar caía 0,36%, a R$ 5,1530.

No noticiário doméstico, o dia começou com a divulgação dos dados do PIB (Produto Interno Bruto) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontando que a economia do país recuou 0,1% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior.

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam crescimento de 0,2% na comparação com o trimestre anterior.

“A queda de 0,1% no PIB do Brasil no segundo trimestre de 2021 em relação ao primeiro trimestre do ano mostra que a atividade econômica perdeu o ritmo de recuperação após três trimestres consecutivos de alta”, diz Paloma Brum, analista de investimentos da Toro.

No exterior, Dow Jones caía 0,13%, enquanto S&P 500 e Nasdaq avançavam 14% e 69%, respectivamente.

O petróleo Brent, referência mundial, estava em queda de 3,11%, a 70,72 dólares (R$ 364,43).

O mercado de ações do país inicia setembro sob preocupação com a pressão inflacionária potencializada pela estiagem e ainda sem respostas do governo sobre uma solução para o pagamento dos precatórios -dívidas judiciais reconhecidas- em 2022.

Com a proximidade das manifestações do 7 de Setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o cenário político é de apreensão quanto ao eventual agravamento da crise entre os Poderes da República.

Na terça-feira (31), a Bolsa recuou 0,80%, fechando o dia com 118.781 pontos, encerrando agosto com uma queda acumulada de 2,48%, e com retração de 0,20% no ano.

Além das preocupações locais, recuos nos preços do petróleo e do minério de ferro impactaram o índice brasileiro em agosto.

Ainda sobre o minério, a expectativa é de redução da demanda após dados da China demonstrarem um crescimento econômico menos acelerado, segundo Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora.

“Isso tem um reflexo grande na demanda por commodities, especialmente no preço do minério de ferro, que está em mais um dia de forte queda, dado que a queda na produção de aço na China diminui a quantidade de ferro demandado”, diz a analista.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *